terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Liberdade de expressão ou desculpa para agressão?



Até onde vai o direito da palavra?


Um tema controverso e que me fez pensar muito esses dias. Como em meu artigo anterior eu falei sobre a necessidade da liberdade de expressão agora falarei até onde vai esse direito. Realmente podemos dizer tudo o que pensamos sem nem ao menos refletir até onde isso afeta os outros?
Por exemplo, você que escreve em qualquer lugar, seja em um blog, um jornal, um site, uma rede social, seja ela Orkut, facebook, twitter, já pensou até onde isso afeta aquele que está lendo o que você escreve? Principalmente aqueles que escrevem divulgando informação, como jornalistas, blogueiros, todos divulgam informação e as pessoas são influenciadas por essas pessoas que possuem a ousadia e a capacidade de expressar aquilo que elas mesmas não são capazes de fazer. Agora é realmente aí que se esconde a ameaça. Já pensou no que anda escrevendo para que os outros leiam e reflitam?
Ultimamente tenho lido alguns blogs que abordam temas polêmicos de forma preconceituosa e sugestiva. Já paramos para pensar no porque escrevemos? Porque estamos nesse mercado de escrita moderna? Apenas porque muitos têm e são algo bonito, “chique” então também quero um ou você realmente tem um propósito com ele? Dedica-se e não somente se dedica, procura qualidade no que se refere, além de pensar muito no que você está escrevendo e como o está escrevendo? Pois com a internet seus escritos estão disponíveis para o mundo todo ver. E a sua opinião pode vir a ser referência para pessoas das quais você nem fazia idéia de que existia, podendo elas mesmas não ter uma opinião formada aproveitar a sua tornado-a pessoal, uma vez que você escreve e provavelmente possui referências em seus escritos.
Nos dias de hoje, não somente hoje, como em toda história as pessoas são influenciadas por aqueles que possuem a capacidade de se expressar, aí estão nossos políticos para comprovar tal fato. Como a preguiça mental predomina, porque pensar em algo que os outros já pensaram por mim? Por mais que não queiramos enxergar isso é o que acontece, sendo assim como propagadores de nossa opinião que pode influenciar os outros temos que ter o cuidado com o que iremos escrever e não simplesmente escrever o que nos vem a cabeça.
Dessa forma o termo Liberdade de Expressão deve ser tratado com cuidado. Temos todo o direito de expressar o que pensamos, se somos contra algo podemos expressar isso, contudo podemos discordar do outro não implicando que o desrespeitaremos, que o agrediremos por pensar diferente, por ter outra religião, time, sexualidade podemos sim manifestar que discordamos disso por tal e tal motivo, desde que esses motivos não sejam meramente preconceitos, agressões sem sentindo ao diferente. Já imaginaram como seria caso não houvesse ninguém que pensasse diferente de você, ou que fossem todos meras cópias de todas as sua atitudes?
Então ficam essas palavras que são populares, mas também que são à base da Liberdade de Expressão:
“O meu direito termina quando começa o do outro”


4 comentários:

  1. Olá meu amigo!!!
    Muito bom seu blog e ótimas postagens...realmente as palavras podem construir ou destruir, na lingua está o poder da vida ou da morte...sucesso com seu trabalho...abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Silas, obrigado, sempre tentando melhorar.
    Realmente as palavras são nossas maiores armas e muitas vezes nem nos damos conta disso.

    ResponderExcluir
  3. Ãs pessoas sestão sempre sendo bombardeadas com a frase "liberdade de expressão" que esquecem que isso não é apenas um direito, mas uma responsabilidade, devendo então ser usado com responsabilidade.

    infelizmente muita gente maldosa se aproveita disso pra poder falar o que quiser, principalmente na TV =/

    ResponderExcluir
  4. Pois é.. Um tema que sempre me fez pensar.. Não devemos confundir "liberdade" com "libertinagem".. A tão falada liberdade de expressão deve sim, ser utilizada com responsabilidade e acima de tudo, com respeito ao próximo, e não como "justificativa" para o desrespeito total que vemos na mídia, no dia a dia.. É preciso estabelecer limites para que não tenhamos que ouvir, em um futuro próximo, frases como: "Ah, que saudades da ditadura militar!!"

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook