quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Grafite, a arte das ruas


Tela, as Paredes

O mundo em que vivemos se tornou praticamente urbano e a natureza quase nunca é vista às vezes as vemos em pequenos quadros naturais ao longo de passeios que fazemos, ou em trechos de rodovia e para muitos é até surpresa ver verde em meio a tanto cinza. Mas algumas pessoas, que vivem em meio ao meio urbano e vêem a sua decadência visual e abandono resolveram fazer arte com a destruição e o abandono, foi daí que surgiu o grafite.
Tendo origens em manifestações políticas estudantis na França em 1968, a arte do grafite é controversa até os dias de hoje. Muitos não a vêem como uma arte, mas sim como mera pichação de parede.
Mas será mesmo apenas pichação? As pessoas que transformam um ambiente cinza e sem vida em algo que pulsa, que chama a atenção, que mostra protestos, humor, sentimento, cotidiano, através da tela mais acessível, as paredes.  Um grafiteiro transmite através da tinta de um spray o mesmo que um pintor faz com as tintas em suas telas, arte, sentimento, emoção.
E desta forma trago um pouco desta arte que gera tanta discussão. Vale à pena conhecer antes de julgar uma obra, alguém.



















3 comentários:

  1. Ameii, simplesmente um trabalho fantástico ...isso sim é arte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Unknown é um trabalho deslumbrante, e muita gente o vê com um olhar de desdem.

      Excluir
  2. Olá, encontrei seu blog quando pesquisava a dupla hélice do DNA, após ler uma mensagem a respeito do Portal 11:11. Li seu post e já me encantei com tudo mais que vi por aqui. E como nada é por acaso ... ao dar uma espiada nos posts em destaque me deparei com seu carinho pela divulgação do Graffiti (rs)... neste exato "agora" estou tentando encontrar um meio de dar uma força para os grafiteiros que conheço, convivo com um deles há muito tempo! Realmente ainda há preconceito, falta de informação e não reconhecimento dessa arte (legitimamente contemporânea). É a nova "safra" de artistas - os writers - que deixam um toque de suas almas em cada obra realizada. São seres especiais, com certeza! Caso lhe interesse gostaria de enviar imagens dessa contribuição valiosa e, quem sabe, possamos iluminar um pouco essa estrada que "eles" percorrem, até então um tanto obscura. Grata por este espaço "mágico" e continue nos agraciando com Sua Presença. Sucesso!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook