Sigam o blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Arte do Circo


Espetáculo por trás da Lona
Os espetáculos dos circos sempre estiveram presentes conosco. Alguma vez já se perguntou sobre a origem destes espetáculos? Como eram suas origens para poder chegar ao que é hoje? Falaremos um pouco sobre o circo, as acrobacias, contorcionismo.
Envolvido em mistério, fantasia,as lonas do circo sempre estiveram presentes,  nos levando a outros mundos e nos fazendo sonhos com seus malabaristas, palhaços, espetáculos de arte e beleza.


As artes circenses surgiram primeiro na China há mais de 5000 mil anos, lá surgiu os primeiros acrobatas, contorcionistas, equilibristas. Porém essas artes não eram usadas para fins de lazer, mas sim de guerra. Exigiam técnica, paciência, flexibilidade, força características necessárias a um guerreiro. Mas como acontece com muitas descobertas resultantes da guerra, essa arte não ficou restrita aos campos de treinamento militar chinês, logo se espalhou, ganhou novos toques de suavidade, delicadeza, beleza.
A acrobacia chinesa originou-se na dinastia Han, a acrobacia era um dos entretenimentos mais requisitados pela população. Ao ar livre eles se apresentavam, usando matérias simples, como paus, tigelas, faca, flecha. Nos dias de hoje Wugiao, situada no Sul de Hebei, é  conhecida como terra natal da acrobacia possui um festival  para celebrar a acrobacia. O governo fundou a Escola Internacional de Acrobacia reunindo aprendizes do mundo todo para manter viva essa cultura milenar e que há séculos encanta as pessoas.
Porém não há vestígio da acrobacia apenas na China, no Egito nos templos e pirâmides foram encontradas inúmeras pinturas de malabaristas. Faziam parte do entretenimento da corte, faziam desfiles pelas ruas exibindo animais selvagens trazidos de terras longínquas.

                                            Cirque du Soleil, homenagem a Michael Jackson 

Na Índia as procissões religiosas eram adornadas pelos contorcionistas que saltavam, dançavam, cantavam em honra aos deuses junto à multidão.
Dessa forma vemos que os espetáculos do circo sempre estiveram presentes conosco. É uma beleza única o que esses artistas são capazes de fazer com tão pouca coisa, muitas vezes apenas com seu corpo. Temos que parabenizá-los por seu magnífico trabalho.
E para encerrar esse post, reuni algumas fotos de apresentações de circo, contorcionismo, acrobacia e outras, assim como vídeo de apresentação circense.
Fiquem à vontade e aproveitem a arte do circo:

















Para mais informações visitem os seguintes sites:



Um comentário:

  1. valeu campeao parabens pelo seu talentoso blog gostei muito

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook