sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cisne, a elegância dos monarcas



A Beleza dos movimentos
Cisne uma ave que assim como o pavão povoou e ainda povoa nossos mitos, quem não conhece Barbie e o lago dos cisnes ou ainda mais recente, o filme Cisne Negro?
Esta ave elegante, suntuosa, símbolo real, considerada a mais bela de sua família, os Anseriae, cujo gênero recebe o nome de Cygnus, é caracterizada e reconhecida por seu pescoço delgado e curtas patas.
O cisne branco símbolo de pureza, liberdade, que nada pelas águas da eternidade e traz a vida e a alma aos homens, montaria dos deuses, símbolo da fecundidade, invade nossos corações. Assim como o cisne negro é o símbolo do oculto, do incontrolável, das forças da lua.
Também é símbolo da psicologia, pertencente a nossa psique, lembram-se do patinho feio? Ele representa a força que devemos ter frente às adversidades que surgem em nosso caminho. Ele vive em conjunto com outros patinhos que são considerados lindos, maravilhosos, enquanto ele é feio, desengonçado, não se encaixa. Mas o futuro lhe mostra que tudo faz parte do aprendizado, ele não se tornou prepotente de sua beleza quando se viu belo, na verdade foi uma surpresa, para si e para os outros. Ele mostra a sociedade em que vive que sua aparência não importa, e que com o tempo ele se torna mais belo que todos os outros, com uma leveza, desenvoltura e elegância dignas de soberano.
Falaremos agora mais sobre as diferentes espécies de cisnes espalhadas pelo mundo. Os cisnes são aves migratórias,  encontradas tanto no hemisfério norte quanto no sul. São aves monogâmicas, ou seja, uma vez escolhido seu parceiro eles permanecem leais a ele até que um do casal morra, há separação entre os casais de cisnes, embora isso seja muito raro.

Um aspecto curioso e interessante sobre os cisnes negros: é muito comum casais homossexuais entre eles. 
Como eles são espécies monogâmicas permanecem juntos até a morte de um dos dois. Discuti-se a razão desse comportamento, pois não há vantagem para a espécie, porém segundo as observações dos pesquisadores um casal de machos tem mais chances de proteger os filhotes e lhes darem maior esperança de vida. O casal homossexual para poder chocar os ovos ou mantêm relação com uma fêmea e depois a expulsam ou roubam o ninho de casais heterossexuais.
Os cisnes se alimentam na água e na terra.  Se alimentam de raízes, tubérculos, caules, folhas de plantas aquáticas submersas e também pequenos animais aquáticos.

Os ninhos dos cisnes são construídos no chão, perto da água, possui cerca de um metro de diâmetro, sendo que estes ninhos são anuais, eles sempre chocam no mesmo ninho, sempre fazendo as alterações quando necessário. Sua postura é de 4 a 7 ovos, os machos auxiliam na construção do  ninho e também na choca. Os filhotes muito novos são carregados em suas costas.
Os cisnes são considerados uma das maiores aves voadoras, um adulto chega a pesar 12 quilos, sua envergadura pode chegar a 2,70, voando em velocidade de até 80 km/h.
Atualmente existem cerca de 7 espécies de cisnes, são elas:

Cygnus olor, conhecido como cisne-branco
 




Cygnus atratus, conhecido como cisne-negro



Cygnus melanocorypha, conhecido como cisne-de-pescoço-preto



Cygnus buccinator, conhecido como cisne-trombeteiro



Cygnus columbianus, conhecido como cisne-pequeno


Cygnus bewickii, conhecido como cisne-de-bewick




Cygnus cygnus, conhecido como cisne-bravo, ou cisne-selvagem.



Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa ave tão elegante e mítica, que possamos apreender com eles, que a vida nos transforma, que podemos nos tornar belíssimos seres.



Um Grande Abraço
Pallas


Caso queiram saber mais aqui estão os links de minha referência:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook