sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Resenha de Iracema


Iracema
José de Alencar
Iracema é um clássico romance da literatura nacional, tratando de temas indianistas, buscando a valorização da cultura nacional devido às exigências do romantismo.
Nele os índios, antes esquecidos pela classe burguesa, muitas vezes como um apêndice de sua sociedade civilizada, passam a ser alvo da “mira” dos escritores burgueses. Porém essa abordagem não soa conforme a realidade vemos isto na obra de José de Alencar, o índio nos é apresentado de forma “civilizada” e européia, de acordo com a visão da sociedade “branca”, não em sua forma original.

As longas pesquisas de José de Alencar renderam uma bela obra, um romance da colonização do Norte do país no período da chegada dos europeus na, ainda, terra virgem.
A personagem idealiza, simboliza todo o ideal do romantismo, a pureza virginal, a inocência. A virgindade é sagrada, perdê-la significa perder a vida. No desenrolar da narração fica muito clara essa abordagem romântica.

Iracema, como o símbolo da raça indigna vem a perecer no final do livro, um prelúdio a quase extinção da raça ao longo do tempo, a queda destas nações. Mas Martim, o estrangeiro, o homem branco, parte. Ou seja, esta terra já não será de nenhum destes povos, mas sim de seu filho, uma mistura das raças, destinado a possuir  o Brasil. Moacir, o filho da dor de Iracema,                                   
nascido as custas da morte de sua mãe é o atual habitante do Brasil, todos nós, filhos da dor de Iracema

Esse é um pequeno trabalho que fizemos para a Professora Fabiana, se quiserem saber mais sobre o projeto ele se encontra aqui.
Desculpem a simplicidade, mas ao menos é de exclusiva autoria nossa



Um comentário:

  1. Sobre Iracema - Nós da ONG Caminhos de Iracema estamos trabalhano a obra de uma forma multidisciplinar. Lançamos em 2011 o roteiro turístico cultural Iracema em Fortaleza. O objetivo principal é divulgara a obra Iracema de José de alencar a todos os cidadaãos do Ceará e os turistas visitantes. Acesse face Book caminhos de Iracema. abraços....

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook