terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os Três Mohammeds


Conto retirado do livro "A maravilhosa Semente de Pêra e Outras fábulas populares do mundo"




Os Três Mohammeds

Nos velhos tempos havia um homem rico que tinha três filhos chamados Mohammed. Já de idade avançada, pressentiu o Anjo da Morte pairando ao seu lado. Então ele chamou seus filhos e lhes comunicou seu último desejo e testamento.
“Mohammed será meu herdeiro”, ele disse, ‘e Mohammed será meu herdeiro. Mas Mohammed não será meu herdeiro’. Então sua alma disse adeus e ele morreu antes que seus filhos lhe pudessem perguntar o que aquilo queria dizer.
Eles enterraram seu pai e choraram por ele durante sete dias. Nesse meio tempo, não disseram uma palavra sobre a herança. Mas chegou o oitavo dia e o irmão mais velho disse: “Quem pode g]herdar e quem não pode?”
Embora fossem muito espertos, eles não conseguiram descobrir a resposta para aquela questão. “Vamos até o juiz”, disse o mais jovem dos Mohammd. “Ele há de nos ajudar.”
Então eles foram até a casa do juiz. No caminho eles pararam num lugar coberto com um verde tapete de grama. “Um camelo esteve deitado aqui algumas horas atrás”, disse o irmão mais velho olhando para os seus pés. “Ele não tinha rabo.”
“O pobre animal é cego de um olho”, disse o segundo Mohammed. “Ele estava carregando num lado banha e melado no outro”, disse o mais jovem dos três.
Eles beberam um pouco de água e continuaram no seu caminho. De repente, avistaram um homem na estrada. Ele tinha um cajado de camelo e parecia muito triste.
“Você está procurando o seu camelo?’, perguntaram os irmãos.
‘Sim, estou. Ele fugiu uma hora atrás”, respondeu o homem.
“Ele não tinha cauda, não é verdade?” disse o primeiro irmão.
“É verdade! Um cavalo arrancou-o com os dentes.”, disse o homem.
“E ele só tem um olho, certo?”, disse o segundo.
“Sim, esse é o meu camelo!”
“Não é verdade que ele carregava uma carga de banha e uma carga de melado?”, perguntou o terceiro irmão.
“Exatamente! Fico contente que vocês o tenham encontrado. Que Alá os cubra com suas bênçãos. Onde ele está?”
“Não sabemos. Não o vimos.”
“Não o viram?’. O homem estava fora de si. “Como podem saber tantas coisas sobre meu camelo se não o viram?”
“É verdade’, disse o irmão mais jovem. “Que Alá lhe traga o seu camelo de volta. O fato é que não sabemos onde ele está.”
“Ladrões cínicos!”, gritou o homem. “Eu vou até o juiz acusá-los!”
“Iremos com você”, eles disseram calmamente.
Quando os quatro homens chegaram até o tribunal, que na verdade era a sala da frente da casa do juiz, o homem apontou para os três irmãos e disse: “Estes homens roubaram meu camelo, meritíssimo”.  E então ele contou ao juiz a história toda.
“Devolvam o camelo para o homem”, ordenou o juiz, quando o homem terminou de falar.
“O céu e a terra são nossas testemunhas, meritíssimo”, disse um dos Mohammeds. “Não somos ladrões e não estamos com o animal deste homem.”
“Então como vocês podem saber que o camelo dele não tem rabo, só tem um olho e está transportando banha e melado, se não puseram os olhos nele?”, perguntou o juiz.
“Quando estávamos para vê-lo, meritíssimo’, explicou o Mohammed mais velho, “paramos num lugar coberto de grama. Imediatamente notei que parte da grama estava amassada, e tinha o formato de um camelo.”
“Entendo’, disse o juiz.
‘E o senhor sabe, meritíssimo”, ele acrescentou, “um camelo balança o rabo de um lado para o outro sem parar.”
“É claro”, concordou o juiz.
“E quando ele faz isso, ele amassa a grama. Mas a grama estava alta onde tinha de estar baixa. Então concluí que o animal não tinha rabo.”
“Ah”, fez o juiz. “E quanto ao olho do camelo?”
“Bem”, explicou o segundo Mohammed, “não havia grama do lado direito da figura, mas, do outro lado, a grama não foi tocada. Então concluí que o pobre animal não podia ver com o olho esquerdo.”
“Muito bem”, disse o Luiz, “vocês agora podem explicar como descobriram o que o camelo estava carregando?”
“Isso não foi difícil, meritíssimo”, disse o irmão mais moço.”
“Não foi?”, indagou o juiz incredulamente.
“Do lado esquerdo havia muitas formigas. Elas gostam de coisas doces, o senhor sabe. Do lado direito, vi moscas. Centenas delas. Moscas gostam de comida gordurosa, todo mundo sabe disso.”
O juiz voltou-se para o dono do camelo e disse: “Estes homens não são ladrões. Eles conseguiram identificar coisas ainda que não as tenham visto. Vá procurar o seu camelo, e que Alá o guie.”
Depois, olhou para os três irmãos e disse: “Por favor, sejam meus convidados. Vamos fazer uma bela refeição agora. Amanhã conversaremos sobre o seu problema, seja ele qual for.”
Um criado então trouxe um cordeiro assado e os três Mohammeds se sentaram para comê-lo.
“Lamento que não possa fazer-lhes companhia. Tenho de sair agora, mas estarei de volta assim que puder. Por favor, sirvam-se”, o juiz disse isso e saiu da sala, mas não foi longe. Escondeu-se atrás de uma cortina. Ele queria escutar os homens.
O irmão mais velho empurrou a carne e disse: “Isso é carne de cachorro. Eu não vou comer isso.”
O segundo irmão acrescentou: ‘A mulher que cozinhou este cordeiro está menstruada”.
O terceiro irmão disse: “Eu não me surpreendo. Afinal de contas, o nosso anfitrião é um bastardo!”.
O juiz ouviu tudo aquilo sem dizer nada. Ele foi até a sua criada. ‘Você serviu carne de cachorro para meus convidados?”
“Por Alá, não!”, respondeu a criada. “Era um cordeiro de verdade, mas, quando ele nasceu, a sua mãe morreu, e então eu o coloquei com uma cadela para mamar o leite dela.”
O juiz esta surpreso. “Você está naqueles dias de mulher?’, ele perguntou.
Agora a criada que estava surpresa. “Como, senhor?”, ela disse.
O juiz repetiu a pergunta, usando palavras diferentes. “Você está no seu período de menstruação?”
“Sim, senhor, estou”, admitiu a criada. “Por quê?”
O juiz não respondeu. Correu até o quarto de sua velha mãe. “Diga-me, mãe”, ele disse segurando uma faca perto da garganta dela. “Quem foi meu pai?”
A pobre velha, temendo por sua vida, confessou. “Seu pai não era aquele que você sempre chamou de pai. Era um mercador que...”
“Cala-se!”, ordenou o juiz. ‘Eu não quero ouvir mais! Que Alá a castigue!”
Aquela foi uma longa noite para o juiz. Ele não conseguia dormir. Virando de um lado para o outro, não parava de pensar na sua mãe.
No dia seguinte, os três irmãos lhe disseram por que queriam consultá-lo. O juiz ouviu-os em silencio.  Então ele com tristeza olhou para o irmão mais novo e disse: ‘Você, Mohammed, não herdará nada.”
“Por quê?”, exclamou o rapaz, incrédulo.
“Eu ouvi o que vocês três disseram ontem à noite.”
Ele voltou-se para o irmão mais velho.
“Mohamed, você pensou que o cordeiro tinha gosto de carne de cachorro, por causa do leite de cadela que o cordeiro mamou. E você, Mohammed, pensou que a cozinheira estava menstruada porque não havia tempero no cordeiro, e todos sabem que uma mulher menstruada não consegue distinguir sal de açúcar. E quanto a você, jovem Mohammed, lamento dizer que você não é filho de seu pai. É sabido que somente um bastardo pode reconhecer um outro bastardo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook