domingo, 25 de março de 2012

Aranhas, o mistério dos Mil Olhos


 
O Mistério das Teias
 
Para muitos ver uma teia significa ter um ataque súbito, ou do coração ou de atleta de corrida. Porém observar e saber um pouco mais sobre estes seres tão diferentes e também tão inteligentes nos ajuda a compreender mais sobre a natureza e nos fazer perder o medo que temos delas.
Agora vou fazer um breve resumo sobre as aranhas:
O grupo das aranhas (os artrópodes) é divido em 3 subordens: Mygalomorphae, Araneomorphae e Mesothelae. No Brasil as espécies mais importantes pertencem aos gêneros LycosaLatrodectusLoxosceles e Phoneutria, representadas pelas tarântulas ou aranhas-de-jardim, viúvas-negras, aranhas-marrons e armadeiras, respectivamente.
No mundo existem mais de 35 mil espécies de aranha no mundo, sendo os tamanhos e graus de venenos muito variados, contudo poucas podem causar sérios danos.
O tamanho das aranhas varia muito, a maior espécie é a caranguejeira, podendo chegar até 30cm de comprimento. Elas habitam os mais diversos ambientes, exceto lugares frios, elas também costumam ser encontradas no meio urbano, proporcionando uma maior incidência de acidentes. Existe apenas uma espécie de aranha aquática, a aranha-de-água - Argyroneta aquática – ela cria uma bolsa de oxigênio com sua ceda e consegue ficar debaixo d’água.
Aranha-da-água
Todas as espécies de aranhas são carnívoras e produzem veneno, indispensável para a sua caça e digestão da presa. Elas se alimentam de insetos e pequenos invertebrados, e algumas caranguejeiras da Amazônia, por serem muito grandes, caçam também pequenos roedores e pequenos pássaros.
Outra característica típica das aranhas é o dimorfismo sexual, onde a fêmea é sempre maior que o macho, devido a isso o macho muitas vezes é confundido com uma presa e é devorado logo após o acasalamento, daí vem o nome da viúva-negra.
O tempo de vida de uma aranha varia muito de espécie para espécie, podendo ser de alguns meses, há também alguns anos.
Todas as aranhas produzem seda, mas nem todas produzem teia. Muitas espécies constroem diversas formas de armadilhas para caçar, sempre envolvendo a seda e não propriamente a criação de teias.
A composição da teia sempre fascinou os cientistas, sua tenacidade, elasticidade, ela é mais fina que um fio de cabelo, mais leve que algodão e (nas mesmas dimensões) mais forte que o aço. Várias aplicações desse  novo material surgem na mente dos pesquisadores, tais como roupas e sapatos à prova  d’água,  cabos  e cordas,  cintos  de segurança e pára-quedas mais resistentes,  revestimento anti-ferrugem, párachoques  para automóveis, tendões e ligamentos artificiais, coletes à prova de balas, etc.
A aranha também é recheada de história, lendas, mitos relacionadas a este ser tão intrigante e diferente. A aranha tece a vida, ela cria novos laços, traz para si não só coisas boas como também coisas ruins, assimila as energias, protege a noite com seus muitos olhos.
Abaixo segue-se a lenda grega de como as aranhas surgiram, este texto foi retirado o site Recanto das letras:
“A LENDA DE ARACNE E ATHENA
Numa antiga região da Ásia Menor chamada de Lídia, vivia uma jovem de nome Aracne, que tinha uma extraordinária habilidade e grande reputação na arte de tecer e bordar.
As tapeçarias que desenhava eram tão belas e perfeitas que pessoas vinham de terras distantes só para contemplá-las. Devido a tanta admiração, Aracne começou a comparar-se à Athena - deusa das fiandeiras – e que seria capaz de derrotá-la na arte da tecelagem. Quando a notícia chegou ao Olimpo, Atena ficou furiosa com a petulância da mortal. Sentiu-se desafiada e resolveu aceitar a competição com Aracne, para ver quem merecia de fato ser considerada a melhor na arte de bordar. Antes, porém, a deusa disfarçou-se de uma humilde velhinha e foi ter com Aracne. Pediu-lhe que a escutasse, devido à experiência de sua idade avançada: "Busque entre os mortais toda fama que desejar, mas reconheça a posição da deusa". Aracne, entretanto, não aceitou os conselhos da deusa, e, mais uma vez, a desafiou, dizendo: "Por que motivo sua deusa está evitando competir comigo"? Nesse momento, Atena tirou o disfarce e todos, ao redor, ficaram surpresos, exceto Aracne, que permaneceu impassível. As duas, então, deram início à competição.
 Ambas trabalharam com rapidez e habilidade. Athena representou sobre a tapeçaria os doze deuses do Olimpo em toda a sua majestade e para aviso da sua rival acrescentou nos quatro cantos a representação de quatro episódios mostrando a derrota dos mortais que tinham ousado desafiar os deuses. Aracne ousou ilustrar sobre o seu trabalho as conquistas amorosas de Zeus. Sob a forma de touro, arrebatando Europa; sob a forma de águia, abordando Astéria; sob a forma de cisne, conquistando Leda; sob a forma de sátiro, fazendo amor com Antíope; Zeus fazendo-se passar por Anfitríon para seduzir Alcmene, mãe de Heraclés (Hércules); Zeus, o pastor que fez amor com Mnemosine, mulher-titã; e, ainda, Zeus conquistando Egina, Deméter e Danae, disfarçado de chama, serpente e chuva de ouro, respectivamente. Isso deixou Athena tão enraivecida que rasgou em pedaços o trabalho e golpeou, com o bastão de tecer, a cabeça Aracne. Ultrajada e desesperada, Aracne enforca-se.
Athena, ao ver o que sua cólera havia provocado, compadeceu-se de Aracne e transformou a corda que ela usara para enforcar-se numa teia. Em seguida, derramou sobre Aracne fluidos retirados das ervas da deusa Hecate e transformou-a em uma aranha. Dessa forma, Aracne foi salva da morte, embora condenada a ficar dependurada em sua teia a fiar e a tecer para sempre. ”
Espero que tenham apreciado e aprendido um pouco mais sobre estes seres tão misteriosos e inteligentes que são as aranhas. Agora deixo com vocês algumas belíssimas fotos de teias e também de aranhas:
 

 Cobalt Blue (Haplopelma lividum), do ramo das tarântulas
 
Cobalt Blue, como diz o nome sua coloração azul metálica impressiona até os mais céticos. Infelizmente pela sua agressividade é uma espécie somente recomendada para pessoas que já possuem profunda experiência no assunto em criatório deste animal. Sua origem é asiática, podendo chegar ao tamanho de 13 cm, também gosta de muita umidade. 

Aranhas caranguejo-das-flores (Misumena vatia)
 
Aranha caranguejo, essa aranha tem a camuflagem mais eficiente de sua espécie. Você precisa olhar bem de perto para ver que esse pedregulho (ou esse caranguejo feioso) é, na verdade, uma aranha. Alguns chegam a confundi-la com fezes de pássaro já que, quando ela senta no meio de sua teia branca, normalmente em folhas, ela parece com a tradicional mancha branca com um pontinho preto no meio. A camuflagem serve dois propósitos: primeiro, ela protege a aranha dos seus predadores, que pensam que ela é uma caca de passarinho. Segundo, ela atrai o alimento da aranha, que são pequenos insetos que adoram ficar circulando a caca de passarinho.
 

Indian Ornamental
 
Apesar de ter um nome simpático é uma espécie muito venenosa, muito agressiva e uma das mais rápidas da natureza. Provavelmente é a tarântula mais perigosa distribuída entre os criadores, e uma picada da Indian Ornamental implicará, seguramente, em internação hospitalar, pois seu veneno é ativo no homem. Sua criação somente deve ser feita por profissionais qualificados

Caranguejeira Mexican Red Knee
 
A caranguejeira Mexican Red Knee, é a mais usada como animal de estimação em todo o mundo. Sua beleza inigualável junto a pouca agressividade, leva esta espécie entre todas as tarântulas, a ser a campeã entre todas as tarântulas comercializadas. É originária do México, aonde se adaptou a substituição de seu habitat natural pelas plantações de banana daquela região. São também muito utilizadas como atrizes coadjuvantes em grandes cenas filmes de terror. Esta espécie foram tão capturadas na natureza, que acabaram por receber a classificação de ameaçada de extinção. Felizmente sua reprodução em cativeiro é abundante e hoje esta espécie esta fora desta classificação.  
 
Segue-se abaixo os sites em que pesquisei para escrever este texto:

2 comentários:

  1. Amei seu post sobre aranhas, tinha muitas coisas delas q eu nao sabia, parabéns, suas postagens estao saindo cada vez melhor. oxox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mister Allef, elas são realmente impressionantes, para muitos motivos de pesadelos, com suas muitas pernas peludas e tal, mas elas tem um encanto próprio. Obrigado pelo elogio, espero estar evoluindo.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook