domingo, 6 de novembro de 2011

Fé e Razão



Fé e Razão
A sociedade atual considera a razão como fonte de toda a verdade e consequentemente uma forma de extirpar as crenças. Mas tal conceito não possui fundamentos que sustentem esta tese.
Por exemplo, a palavra razão vem das palavras Logos, de origem grega,  do verbo legein, que quer dizer: contar, reunir, juntar, calcular. Ratio, do verbo latino reor, que quer dizer: contar, reunir, medir, juntar, separar, calcular.  Desta forma a razão funciona da mesma forma que a crença, reunindo, contando, juntando, separando os diversos elementos para formar um todo.
Não perde-se a crença em algo porque passa-se a pensar sobre ele. Simplesmente temos mais fundamentos naquilo em que acreditamos, ao invés de ouvir cegamente o que nos é dito sem refletir.
A própria ciência é uma forma de crença. Todas as informações que nos são reveladas não temos verdadeiro acesso a elas e os cientista se tornam sacerdotes do saber da mesma forma que os sacerdotes religiosos, uma vez que fizeram da ciência sua própria religião com sua verdades incontestáveis e inabaláveis.
Ao longo da história verdade que foram consideradas incontestáveis pelo uso da razão com a Terra ser o centro do universo caíram por terra. Mas essa mesma razão não evadiu dos templos seus fiéis. A razão e a ciência são filhas da religião e como tais não há razão de negar a preceptora .
As bases da razão tornam a mente mais apta a lidar com o mundo que a cerca, e também possibilitando aos humanos questionarem o que crêem.
Não há motivo de uma guerra entre razão e crença. Atualmente elas estão mais próximas que nunca, porém não temos a capacidade de percepção para observar tal fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook